Turismo Gastronômico

Viaje sem deixar de comer bem!

O Turismo Gastronômico está relacionado a experimentação da culinária local de forma a valorizar as particularidades da história, cultura, clima e solo daquela região. Assim, a experiência não se dá apenas através da comida no prato, mas em todo o processo que a antecede: da colheita da matéria-prima à sobremesa. É a oportunidade de se desconectar da rotina para se conectar com a natureza e os locais, entender seus costumes, colocar (literalmente) a mão na massa, unindo essa imersão ao prazer de comer ou beber e à satisfação de viajar. É deixar de ser apenas turista, para se tornar protagonista dessa vivência.


Portanto...

O prazer em comer bem não se limita ao alimento, ao prato, ao gosto, à textura. Vai além, representa uma ponte entre o passado e o presente. Como?

Um prato conta a história da colonização, das imigrações, dos costumes trazidos de outros países, de como se deu a economia local, dos conflitos, do solo, das plantações, dos impactos climáticos e, é claro, da evolução dos pratos típicos. É entender o porquê daquela gastronomia ter chegado até ali. O conhecimento é adquirido através de uma perspectiva bem mais gostosa, não acha?

 

Atividades

Realizar Rotas de Produtos (Vinho, Cerveja, Cachaça, Café, Cacau, Queijo, Embutidos, Azeite...)

vinho
Image by Dieny Portinanni

Aprender sobre a produção de um alimento, visitando fazendas e produtores artesanais

Visitar feiras, mercados, exposições, festivais ou eventos de gastronomia

Feira de alimentos
Aula de culinária

Realizar cursos de culinária local

Conhecer os melhores restaurantes (aqueles que só os locais sabem), desde o Food Truck até os estabelecimentos com Estrelas Michelin

Restaurante aconchegante
 

Ótimo para você, ótimo para quem te recebe.

diversos benefícios no turismo gastronômico, não apenas para quem viaja. Eles impactam as próprias pessoas nativas, pela troca recíproca de experiências, pela valorização e respeito por suas tradições, e pelo crescimento econômico e desenvolvimento dos pequenos produtores. Constrói-se uma tendência natural de ações sustentáveis, que respeitam o meio-ambiente. O que, por sua vez, impacta positivamente na qualidade de vida de todos da região.

 

(11) 4554-1628

©2020 por RELISH. Orgulhosamente criado com Wix.com